quarta-feira, 22 de agosto de 2007

curiosidades do tangran




história

Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou sequer o seu inventor.
A referencia mais antiga, e de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em chinês, o tangram e conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Pecas Inteligentes.
A mais antiga publicação com exercícios de tangram e do inicio do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e a Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, sao criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal. Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX.
A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objectos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mistica deste jogo.
...
curiosidades- Parece que Lewis Carrol era um grande apreciador do tangram. Possuía um livro, chinês, com 323 desenhos.1. Conta a lenda que:Um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, foi construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor.
2. Conta a lenda que:Um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador. Mas, no caminho a pedra partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.

7 comentários:

[m_] disse...

Tarefa 2 - Bom texto sobre o Tangram. Imagem OK.

Faltou a Tarefa 1 - Justificar a escolha do título do blog, que é ÓTIMO!!! Parabéns pela criatividade!!

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

pra mim a nota deve ser 4,7

Quadrangular disse...

VAI CATA COQUINHO NO MATO : RSRSRRS TO BRINCANDO PARA BENS PELO SEU GRANDE TRABALHO

Helô disse...

Parabéns pela sua sabedoria hein!!!
voce poderia ser um excelente professor de geometria

maria disse...

simplifique isso por favor!

maria disse...

simplifique isso por favor!