quarta-feira, 22 de agosto de 2007

curiosidades do tangran




história

Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou sequer o seu inventor.
A referencia mais antiga, e de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em chinês, o tangram e conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Pecas Inteligentes.
A mais antiga publicação com exercícios de tangram e do inicio do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e a Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, sao criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal. Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX.
A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objectos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mistica deste jogo.
...
curiosidades- Parece que Lewis Carrol era um grande apreciador do tangram. Possuía um livro, chinês, com 323 desenhos.1. Conta a lenda que:Um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, foi construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor.
2. Conta a lenda que:Um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador. Mas, no caminho a pedra partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.